História da Paróquia de Oriximiná (II)



Em sua primeira viagem o Padre Nicolino, após penosos trabalhos, chegou até os campos. Da narrativa de seu roteiro, se deprende que a sua segunda viagem teve por fim estudar o terreno, e traçar uma pecada desde o Baixo Cuminá até os mesmos campos.

Procedeu a este trabalho com muito critério, naturalmente observando em sua primeira viagem, que o Cuminá desde a foz do Urucuryana até a do Sumuhuma, ambos afluentes à margem esquerda, descreve para o poente uma extensa curva. A não ser na secção da curva do rio corre no rumo geral de norte a sul, que é exatamente a linha mais curta entre os campos e o baixo Cuminá. Parece pois, que projetaram a picada em paralelo ao Cuminá bem próxima à margem esquerda.


Para remediar ao inconveniente da curva do rio, tentou traçar uma linha a mais reta que lhe fosse possível entre a foz do Samuhuma e o do Urucuryana.


Este projeto procurou fazer por terra, através de imensas e seculares florestas. Encontrou muitas serras difíceis de transportar; e, posto que não mencione em seu roteiro deve ser também encontrado enormes covões ou profundas depressões de terrenos.


Alguns fazendeiros de Óbidos, e alguns cidadãos importantes desta capital auxiliavam a expedição, e tinham interesses em abrir um trilho por onde pudessem passar gado para esses enormes campos onde a indústria pastoril pode tomar incalculável desenvolvimento. Não de outro modo foram fundadas, em fins do século passado, as fazendas dos famosos campos do Rio Branco, no Estado do Amazonas.


Começaram com poucas novilhas e garrotes, ficaram quase abandonadas durante longos anos, sem comunicação com a capital desse Estado; mas hoje contam manadas calculadas em vinte mil cabeças de gado vacum e cinco mil de gado cavalar.
 
Entretanto, que uma estrada que com grande dispêndio fora em outro tempo aberta à margem do Tocantins para trazer gado de Goiás e Maranhão para o Pará, foi pela vegetação tropical fechada logo após a sua abertura, para nunca mais ser reaberta.


Leia mais: 
HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE ORIXIMINÁ (PARTE I) 
HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE ORIXIMINÁ (PARTE II)
HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE ORIXIMINÁ (PARTE III)
HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO DE ORIXIMINÁ (PARTE IV-FINAL)