A História de Luta pela Liberdade do Povo Quilombola de Oriximiná
MEU
AVÔ ME CONTAVA
Assim
como grande parte da Bíblia foi formada por tradição roral, histórias passadas
de pai para filho, de geração para geração antes de serem escritas, também a
história do povo do Trombetas vem de pai para filho, de avô para neto. Assim é
que o senhor Donga, Raimundo Cordeiro da Silva, da Tapagem e com 81 anos, conta
o que seu avô contou para ele.
DA
DUREZA DA ESCRAVIDÃO:
“O
dono vinha com o ferro, tirava a camisa. Era sempre no apá ou na bochecha da
bunda ou no peito. Aí ferrava. Isso é que era triste. Era muito preto. Agora ele
ia saber qual era dele pelo ferro, iqual animal, iqual gado”. De dia
trabalhavam, de noite, recolhidos para o cercado ou curral, cada noite
conferidos como os animais.
Talvez
a história de crueldade, mas comum na região e mais conhecida no Trombetas, é a
das mãos encolhidas. Muitos ainda vivos, viram as mãos encolhidas dos avós ou
bisavós, que serviam de lampião para iluminar a junta dos brancos.
A FUGA:
Fui
por isso que a avó de Donga decidiu: “Caetano, eu vou fugir, vou para as
cachoeiras do Trombetas, que vieram me buscar”. E ele perguntou: “mas tu vais
só com estas crianças?”. E ela respondeu: “eu vou, se morrer, morreu. Olha,
quando for as horas da noite, tu vem”.
Não
fugiram todos de uma vez. Aqueles que fugiram primeiro, depois de prepararem um
lugar para sobreviverem, voltaram escondidos de noite, para levar os outros.
OS
SANTOS PROTETORES:
Eles
se apegavam com os santos: Nossa Senhora de Nazaré, São João, São Sebastião,
Santo Antonio e outros, e iam para as cachoeiras do Trombetas, Maravilha, Turuna e Ipoana. Chegando lá, eles
cumpriam em liberdade as suas promessas. Construíam Capelinhas e até hoje,
muitos ainda festejam os seus santos.
PADRE
JOSÉ NICOLINO DE SOUZA:
Provavelmente,
o primeiro Padre a ministrar para eles, foi o Padre José Nicolino de Souza,
fundador de Oriximiná. Nas suas viagens pelo Trombetas e Erepecurú, quem o
acompanhava eram os pretos dos mocambos, que conheciam bem os rios e
cachoeiras. Foi numa dessas viagens, que o Padre morreu, em 1882, muito antes
da Lei Ãurea.