Fundação e Os primeiros avanços do Apostolado da Oração em Oriximiná





A crônica do monsenhor Frederico Costa em 14 de maio de 1905 solicitava que se, instituísse a liga do Apostolado da Oração em Oriximiná, ordenado que fosse celebrada com alguma função especial, de modo a chamar a atenção dos fieis como: a 1ª quinta-feira de cada mês, em preparação para a missa da 1ª sexta-feira de cada mês, com a Comunhão e devoção ao Sagrado Coração de Jesus; a instituição da 1ª sexta-feira do mês, como dia especial de Oração ao Sagrado Coração de Jesus, perdurando até hoje.



Para executar as determinações da Igreja, este autorizou o presidente do Apostolado da Oração, onde não houvesse o vigário, a tomar se a organização e direção da festa. O apostolado da oração é resultado dos trabalhos dos padres franciscanos, que não pouparam esforço para implantar o Apostolado da Oração em todos os povoados, que, gradativamente foi se estruturando e servindo de sustentáculo para o Catolicismo.

Os primeiros avanços do Apostolado da oração em Oriximiná

Dentro de todas as festas religiosas celebradas no ano de 1918 em Oriximiná está a festa do Sagrado Coração de Jesus, no dia 29 de Junho, quando frei Rogério Voges ocupava o cargo de Vigário de Óbidos e Oriximiná. Esta festividade ainda foi realizada na 1ª Igreja de Oriximiná, que foi construída em 1877 com a ajuda de todos os habitante de Uruá-Tapera (hoje: Oriximiná) e comunidades próximas na coordenação do padre José Nicolino, no local onde hoje encontra-se a Escola Lameira Bittencourt. Em 1918 o numero de associados do Apostolado da Oração, ainda era muito pequeno, encontrava-se o Apostolado da Oração com 40 (quarenta) associados.


De 1922 a 1924 é o período da construção da Igreja Matriz de Oriximiná, para abrigar o padroeiro da Cidade. A Igreja foi inaugurada em 18 de junho 1924. Foi uma obra que exigiu muito trabalho e a liga do Apostolado da Oração, como era chamado naquela época, participou ativamente prestando serviço ao vigário Frei Rogério para concretizar o objetivo maior que era construir uma nova Igreja para Santo Antônio.


Em 1933, frei Rogério presenteou a Igreja Matriz com novos altares de madeira na lateral da igreja onde um destinava-se a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Paróquia Santo Antonio de Oriximiná
Fonte: livros-memórias do apostolado da oração em Oriximiná 100 anos :1905-2005)