Entender As Dinâmicas e Os Desafios Pastorais da Família
Entender as
dinâmicas e os desafios pastorais da família
A Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai
desenvolver orientações para um devido cuidado pastoral das familias no ano
2015. Nós, Missionários do Verbo Divino, devemos entender as dinâmicas que
afetam a família, tanto ao nível "ad extra" (o nosso ministério
pastoral), bem como "ad intra" (a nossa família verbita).
No 8 de outubro de 2013, o Papa Francisco convocou a
III Assembléia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: "Os
desafios pastorais das família no contexto da evangelização". O Santo
Padre concluiu que o trabalho do Sínodo Extraordinário dos Bispos será examinar
e analisar em profundidade a informações, depoimentos e recomendações recebidas
de Igrejas locais sobre como responder aos novos desafios da família.
A Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em
2015 vai refletir mais profundamente sobre os assuntos discutidos na Reunião
Extraordinária e desenvolver orientações de modo que podamos fazer um devido
cuidado pastoral das famílias. Enquanto esperamos os frutos do esforço notável
e oportuno do Papa Francisco, nós, Missionários do Verbo Divino, devemos
entender as dinâmicas que afetam a família, tanto no nível "ad extra"
(o nosso ministério), bem como "ad intra" (a nossa família verbita).
Hoje, a família enfrenta grandes desafios devido aos
processos de industrialização, migração, urbanização e globalização. Ele deixou
de ser um produtor-consumidor da sociedade pré-industrial para ser apenas uma
entidade como consumidor. Essa mudança afetou as relações pessoais e íntimas
caracterizadas por longos anos. O modo de trabalho atual também torna mais
difícil que os pais possam ensinar aos seus filhos ou passar tempo com eles. A
crescente consciência da igualdade de gênero significa que os homens estão
confusos sobre como jogar um papel mais equitativo, o que leva a um aumento do
comportamento violento dentro da família. O impressionante crescimento das
cidades, o ritmo sem precedentes da tecnologia, a mudança social, a crescente
heterogeneidade e diversidade das populações urbanas em todo o mundo têm
aumentado o anonimato, a impessoalidade ea alienação nas famílias.
Todas essas situações criaram, uma sociedade humana
fragmentada, fraturada e atomizada, cujas manifestações podem ser vistas
no consumismo compulsivo e hedonismo demente, na decadência e desintegração das
relações humanas, a crescente sensação de insegurança, vulnerabilidade e
incerteza generalizada e o vazio existencial. A verdadeira ameaça para a
estabilidade ea coesão das sociedades vem duma crescente deterioração relações
humanas. O individualismo exagerado gera apatia, a indiferença ea falta de
compromisso, que por sua vez contribuem para a decadência e desintegração
Família, a erosão dos laços sociais, a perda de confiança nas instituições
públicas, abuso de drogas e um aumento da criminalidade em muitas sociedades.
A questão então é: Qual é a raiz axiológica destes vários problemas na sociedade de hoje? Ou em outras palavras, quais são os valores que norteiam o nosso estilo de vida e estruturação da nossa comunidade? Vários cientistas sociais acreditam que a principal causa dessas múltiplas fraturas que aparecem na família e na sociedade é o atomismo. Atomismo afirma a importância do indivíduo em relação a tudo ao seu redor. Os sintomas de atomismo poderia ser: a sensação de que somos ilhas em um mar de pessoas; a desintegração dos nossos laços com os outros; Não se preocupe com o estado de vizinho; ser cada vez menos interessados e envolvidos com o que está acontecendo com os homens e mulheres que estão à nossa volta.
A questão então é: Qual é a raiz axiológica destes vários problemas na sociedade de hoje? Ou em outras palavras, quais são os valores que norteiam o nosso estilo de vida e estruturação da nossa comunidade? Vários cientistas sociais acreditam que a principal causa dessas múltiplas fraturas que aparecem na família e na sociedade é o atomismo. Atomismo afirma a importância do indivíduo em relação a tudo ao seu redor. Os sintomas de atomismo poderia ser: a sensação de que somos ilhas em um mar de pessoas; a desintegração dos nossos laços com os outros; Não se preocupe com o estado de vizinho; ser cada vez menos interessados e envolvidos com o que está acontecendo com os homens e mulheres que estão à nossa volta.
Sendo uma comunidade contracultural
que testemunha os valores da comunidade do Reino de Deus é para os cristãos e,
especialmente, para os religiosos, uma importante forma de restaurar a
dignidade perdida da humanidade. Isto significa proteger a santidade da
família. Se a fé cristã quer ser relevante no mundo de hoje, ele deve enfrentar
a realidade cultural da família. O diálogo da Igreja no mundo pós-moderno deve
ser caracterizada pela abertura e realizada sem preconceito.
A necessidade do século XXI é para
complementar o entendimento liberal do homem e da mulher, isto é, sujeitos de
direitos ea necessidade de valores comunitarios. Isto significa criar
consciência na sociedade eo indivíduo que nós nascemos em uma comunidade
específica com valores compartilhados por todos os seus membros. Este modelo de
comunidade pode assumir muitas formas: família, comunidade religiosa,
comunidade rural, uma paróquia ou um país. A partir deste ponto de vista da
comunidade pode então tornar-se consciente do valor do outro em termos de
realização pessoal. Esse senso de comunidade destaca o fato de que temos
direitos e também temos deveres e obrigações para com os outros.
É nesta comunidade primária na qual
adquirimos nossos valores éticos. Não vai ser fácil para os cristãos, neste
mundo globalizado e pós-moderno, viver em comunidade. O consumismo compulsivo e
hedonismo sem sentido puxam aos seres humanos globais no individualismo e
atomismo. O desejo de prosperidade e a cultura de conveniência pode levar as
pessoas a buscar um estilo de vida que é independente e individual. Portanto,
os cristãos devem ser comunidades contraculturais para defender a prioridade
dos valores da comunidade. Algumas maneiras de conseguir a formação desses
valores da comunidade são: fortalecimento das comunidades eclesiais de base em
nossas paróquias SVD; a participação ativa dos fiéis nos vários grupos
paroquiais; visitas às famílias pelos irmãos que vivem na paróquia, a fim de
fortalecer os valores da solidariedade e da comunidade. Em suma, no mundo
globalizado, os cristãos precisam ser um grupo contracultural não se deixar levar
por valores de mercado, e não ser persuadido por tendências pós-modernas, mas
sendo um grupo que vive profundamente enraizado na sua fé.
Em termos práticos, a vida cristã
deve ser genuína e deve dar testemunho de sua fé. As paróquias SVD deve prestar
atenção para a questão levantada no documento "Instrumentum Laboris"
sobre o cuidado pastoral da família, no sentido que além do mero ponto de vista
legal, este ministério tenha a missão de lembrar a grande vocação de amor en
que cada pessoa chamada e a missão de ajudá-lo a viver de acordo com a sua
dignidade. Como a Igreja se prepara para tomar medidas para fortalecer o
vínculo dos valores da família, os membros das Congregações fundadas por
Arnaldo Janssen devem viver e trabalhar juntos em amor, para que a nossa vida
seja um modelo da vida comunitária para as famílias em torno de nós e para
todos. Os talentos e valores devem ser integrados na comunidade. As
circunstâncias atuais nos dizem que é impossível formar uma comunidade feliz e
realizada, se você não tem Deus como o fundamento. Portanto, a oração
comunitária, a partilha da Palavra de Deus ea Eucaristia são ferramentas vitais
para fortalecer nossa vida comunitária.
Peçamos a intercessão de Santo
Arnaldo Janssen, San José Freinademetz e nossos Beatos mártires, para que cada
comunidade local em nossa congregação tenha a plenitude da vida e seja um
testemunho para as famílias do mundo.
Pe. Heinz Kulüke,svd e Equipe de
Liderança
Publicado no boletim
"Arnoldus Nota" - Setembro 2014