A Liberdade é o Poder



A liberdade é o Poder
A liberdade do homem é o poder. “A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer ou não fazer isto ou aquilo, portanto de praticar atos deliberados. Pelo livre-arbítrio cada qual dispõe sobre si mesmo. A liberdade é no homem uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade. A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança.” (Catecismo 1731).


Quem se abandona totalmente nas mãos de Deus não se torna um fantoche de Deus, alguém conscientemente aborrecido; ele não perde sua liberdade. Somente quem confia em Deus totalmente encontra a verdadeira liberdade, a grande e criativa vastidão da liberdade do bem. Quem recorre a Deus não se torna menor, mas maior, porque graças a Deus e juntamente com Ele se torna grande, divino, verdadeiramente ele mesmo.” (Bento XVI: 08.12.2005)

A liberdade é uma das características da dignidade humana. Toda pessoa criada a imagem e semelhança de Deus tem o direito de exercer sua liberdade, sobretudo no que se refere a religião e a moral.

No entanto, é errado pensar que ser livre é fazer ou dizer o que pensa ou que se quer. Esse tipo pensamento que leva a determinados comportamentos podem levar a injustiça que seria a privação da liberdade alheia.

Logo, a liberdade verdadeira nos conduz ao Bem.

Assim, Deus criou o ser humano livre para que no uso e sua razão pudessem buscá-lo. A adesão livre a Deus no conduz a liberdade perfeita.

Sendo o ser humano limitado e falível, também sua liberdade é limitada e falível. A recusa do projeto divino conduz o ser humano em direção a escravidão. Por pecar livremente, o ser humano torna-se escravo de seus próprios pecados e o pecado limita a graça recebida do criador na criação.

Pelo seu sangue derramado na cruz, Cristo Jesus, regenerou o ser humano atingido pelo castigo do pecado. Cristo nos liberta da culpa, a fim de que sejamos capazes de alcançar pelas nossas próprias escolhas o bem. “É para sermos livres que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1). No discipulado de cristo “...conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” ((Jo 8, 32). Recebemos o Espírito para alcançarmos a liberdade: “Pois o Senhor é o Espírito, e, onde se acha o Espírito do Senhor, aí esta a liberdade.” (2 Cor 3,17).