As Dimenções do Dízimo




As Dimenções do Dízimo
É bom saber que o Dízimo tem destino certo. Ele é direcionado para seis dimensões da obra evangelizadora.
A primeira é a dimensão Litúrgica, nas despesas com culto (toalhas, velas, flores, folhas de canto, luz, água, vinho, hóstias...).

A segunda é a dimensão Pastoral, despesas com as pastorais (catequese, roteiros, livros, cartazes...).
A terceira é a dimensão Comunitária (remuneração dos padres, dos funcionários, manutenção da igreja, da casa paroquial, da secretaria...).
A quarta dimensão é a Social (promoção humana e social, pobres, idosos, crianças, dependentes químicos...).
A quinta dimensão é a Missionária (colaboração com as paróquias pobres da diocese de outras dioceses, com as missões...)
A sexta dimensão e a Vocacional (formação de lideranças, novos padres, ministros, catequistas...).

No Novo Testamento o Dizimo está na linha da coerência de vida e na direção da justiça, da misericórdia e da caridade.


O Dizimista deve sentir-se livre perante Deus ao fixar o percentual de sua contribuição. Não deve se preocupar com o que sai do seu bolso, se muito ou pouco dinheiro, mas com o que sai de seu coração, se pouco ou muito amor a Deus e a Comunidade.



Como Fazer? Após a leitura, procure fazer uma meditação, uma oração, uma reflexão profunda e perceba como você está assumindo o Dízimo. Procure conhecer a Pastoral do Dizimo da Paróquia e inscreva-se como dizimista. Com o Dízimo de cada um, toda a Comunidade será beneficiada e estará caminhando conforme a Palavra de Deus. E, assim, a comunidade dos fiéis será um só coração e uma só alma (cf At 4,32).

Paróquia Santo Antônio de Oriximiná - Pará - Brasil