O ano litúrgico: Celebrando a ressurreição do Senhor



Celebrando todo domingo a ressurreição do Senhor e ao longo do ano os Mistérios da Redenção (desde a Encarnação até a Ascensão), a Igreja torna presente os tesouros do poder santificador do seu Senhor. Para que assim os fiéis possam entrar em contato com esses tesouros e se abastecer da graça libertadora. O objetivo maior do Ano Litúrgico é alimentar uma espiritualidade enraizada no Mistério Pascal   (SC 107).


Memória da mãe do senhor
A Igreja recorda ao longo do Ano litúrgico a bem-aventurada Mãe de Deus porque ela esteve indissoluvelmente associada à ação libertadora do Filho. Como o fruto mais excelente da Redenção ela é a perfeita imagem daquilo que a Igreja deseja ser.

Memória dos santos e mártires
Fazemos de sua lembrança uma inspiração permanente, pois foram exemplares. A Igreja propõe seu exemplo aos fiéis, pois, pela graça de Deus, eles chegaram à perfeição e foram recompensados com a salvação eterna. Estão no céu cantando o louvor perfeito e intercedendo por nós. São celebrados no dia do seu nascimento para a eternidade. Suas festas proclamam as maravilhas que Cristo opera em seus servos e servas.

Importância do domingo
É o dia mesmo em que aconteceu a ressurreição de Cristo. Segue o costume de se celebrar, a cada oitavo dia, o Mistério Pascal, pelo que, justamente, esse dia passou a chamar-se “Dia do Senhor” ou “Domingo”. É o dia mesmo em que aconteceu a ressurreição de Cristo. Segue o costume de se celebrar, a cada oitavo dia, o Mistério Pascal, pelo que, justamente, esse dia passou a chamar-se “Dia do Senhor” ou “Domingo”.

Neste dia os cristãos devem reunir-se para ouvir a Palavra de Deus, participar da Eucaristia, recordar a paixão, ressurreição e glória do Senhor Jesus e dar graças a Deus. Como fundamento e núcleo do Ano litúrgico o Domingo tem primazia sobre todas as demais celebrações. Deve ser incentivado à devoção dos fiéis como um dia de festa, de alegria e de descanso do trabalho.

Exercício de piedade
Ao longo do ano a Igreja cuida do crescimento espiritual de seus filhos e filhas retomando práticas consagradas pela Tradição como, exercícios piedosos tantos espirituais como corporais, reflexões, orações, práticas penitenciais e práticas de solidariedade e fraternidade.

Pastoral da Liturgia
Paroquia de Santo Antonio de Oriximiná – Pará - Brasil