O Ser Humano é Imagem de Deus



O Ser Humano é Imagem de Deus
Segundo o livro do Gênese o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27). O mesmo texto atesta que depois da criação do homem deu viu que tudo que havia feito era muito bom (Gn 1,31). A criação da criatura a imagem e semelhança do criador dá ao ser humano uma dignidade divina.

Criado humanamente perfeito e livre o ser humano é capaz (inteligência) de, segundo a sua vontade, escolher o que fazer e como fazer (liberdade). Diferentemente das demais criaturas, a pessoa humana é capaz de relacionar-se com seu criador e seus semelhantes em um diálogo livre e responsável.

Criado por Deus, todo ser humano trás em si mesmo a marca do criado. O sopro divino que fez o respirar tem dois significados importantes: primeiramente, quer dizer que a vida humana depende diretamente do sopro de Deus, ou seja, é Deus que dá com seu sopro a vida; o segundo significado é que sendo vida recebida de Deus a vida humana é divina.

Por isso que a Igreja se coloca na defesa da vida desde a sua concepção até ela completar o seu ciclo com a morte natural. O valor da vida humana não esta nas obras e atividades realizadas por mãos humanas, não esta na raça ou cultura a que pertença, não esta na condição econômica, social ou sexual, mas esta em si mesma, pois antes que o mundo existisse Deus a desejou e a amou.

Ter sido criado a imagem e semelhança de Deus também trás responsabilidades.
O documento conciliar Gaudium et Spes apresenta-nos características da dignidade da pessoa humana:

  • O homem “é capaz de amar e conhecer o seu Criador” (GS 12).
  • Deus o criou um ser relacional (para a comunhão): homem e mulher os criou (Gn 1, 27);
  • Pela sua alma espiritual e imortal ele transcende o universo das coisas (GS 14);
  • Possui uma inteligência capaz de atingir toda realidade inteligível, atingindo não só o conhecimento dos fenômenos naturais, mas também de buscar a perfeição na sabedoria. Ele é capaz de buscar, compreender e viver realidades espirituais como o amor, a verdade, o Bem;
  • Pela sua consciência pode voltar-se inteiramente a Deus, onde este o fala: “faze o bem, evita o mal”. “A consciência é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser” (GS 16).
  • É Livre! “A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina do homem” (GS 17).
  • No entanto, “a razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus” (GS 19), “Deus chamou e chama o homem a unir-se a Ele com todo o seu ser na perpetua comunhão da incorruptível vida divina” (GS 18). 

Paróquia Santo Antonio de Oriximiná - Pará