Feliz Natal e abençoado Ano Novo

Amigos/as, irmãos/ãs e companheiros/as de caminhada! Chegando ao final de mais um ano, certamente de muitos trabalhos, conquistas e sonhos realizados, renovamos nossas esperanças e alegria na certeza que Ele nos acompanhou e caminha conosco sempre.
Fazer a Vida pulsar, contagiar crescer na alegria do encontro, na certeza do pão e da vida partilhados são sinais da presença de Deus que armou sua tenda entre nós.

Em meios as dificuldades e desafios que certamente não são poucos em nosso tempo nos perguntamos: O que nos mantem vivos? O que nos faz viver? E o que é viver?
Viver é ser, é existir, é fazer acontecer, é vibrar, é tomar consciência, é um sopro do Espirito Divino, é tudo que nos anima e dá firmeza a nossa existência.
É o que nos comove e nos remove e nos torna mais sensíveis, é a parte do viver, das buscas de todo ser humano. Porque a vida é aprendizado. Aprender a pensar, a agir, a amar, a dar-se e esvaziar-se, superar antipatias, rancores, dores, pensamentos hostis e sem reflexão, fé sem compromisso e alegria.
Tudo isso e muito mais é viver. Estamos iniciando mais um ano, mais um tempo, mais uma oportunidade de rever nossas relações, nossa existência. Nos reencontrar com tudo aquilo que somos, com o sopro Criador, com a vida que pulsa dentro de nós e fora de nós.
É hora de escutar os clamores da terra, das criaturas por mais vida. É momento de reconciliação, de articular forças, vontades e sonhos. Que nossos ânimos, espírito e energias possam vitalizar coisas boas para cada pessoa, que arranquemos do coração todo ranço, que depositemos nele uma fé alegre e comprometida, uma esperança entusiasta e teimosa, um amor paciente e vibrante de um novo tempo, o tempo de Deus.

Inspirado nas palavras, gestos e atitudes de Jesus e do papa Francisco recolho neste breve poema um caminho que é sempre novo e desafiador. Recordo assim que o caminho da vida doada, entregue a Cristo e à missão é sempre precioso, mas que exige esvaziamento e humildade, alegria e coragem.

Felicidade, um caminho diferente
"Coisas que dão sentido à vida:
colo que acolhe...
braço que envolve...
palavra que conforta e esclarece...
silêncio que respeita e questiona...
alegria que contagia e enche de esperança...
lágrima que corre e purifica...
olhar que acaricia e transforma...
desejo que sacia e inspira...
amor que promove, espera, supera, perdoa, crer, desculpa...
Que a vida seja intensa, verdadeira, pura...enquanto durar.


Feliz Natal e abençoado ano Novo
Pe. Arilson Lima, svd