Postagens

Mostrando postagens de 2015

Dom Bernardo defende direitos dos pobres no Vaticano

Imagem
Dom Bernardo Johannes Bahlmann, O.F.M, bispo de Óbidos, no Pará, foi um dos apresentadores, nesta quinta-feira (17/12) do manual “Trabalhar pelos direitos humanos das populações que vivem na pobreza extrema”. Dom Bernardo surpreendeu os jornalistas presentes na Sala de Imprensa da Santa Sé ao contar que sua diocese tem as dimensões de metade da Itália, e que sua população luta dia a dia contra a pobreza extrema.  

Carta Pastoral do Repam

Panamazônia:  fonte de vida no coração da Igreja Bogotá, Colômbia, 16 a 18 de novembro de 2015 Irmãos e irmãs em Cristo           Consideramos nosso dever de pastores compartilhar nossas preocupações e angústias com os irmãos e irmãs que vivem na Panamazônia. Deus, em seu infinito amor, criou essa maravilhosa região para todos: indígenas, ribeirinhos, migrantes, habitantes de vilas, de cidades e de grandes metrópoles. As condições de vida destes povos com suas culturas e o seu futuro nos impelem a ficar mais próximos uns dos outros e a viver em “rede” para resistirmos juntos às investidas de devastação e violência. É da desta maior proximidade e solidariedade que emerge nossa esperança. Amazônia tem futuro. Nós, que vivemos nessa região, somos chamados a construi-lo.

Encontro "Hidrelétrica e Mineração na Amazônia: Impactos Sobre Os Territórios Indígenas e Quilombolas de Oriximiná/PA"

Imagem
Diocese de Óbidos e Defensoria Pública do Estado do Pará , dias 26-27 de Janeiro de 2016, realizará O Encontro "Hidrelétrica e Mineração na Amazônia: impactos sobre os territórios indígenas e quilombolas de Oriximiná/PA". Objetivo Geral do Encontro: Discutir os impactos socioambientais causados por empreendimentos hidroelétricos e minerários na Amazônia, enfocando as experiências e problemáticas paraenses, de modo a contribuir para reflexão, organização e soluções dos entraves e/ou dificuldades enfrentadas  por indígenas e quilombolas de Oriximiná.

Manifesto do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Leste II sobre Rompimento das barragens em MG

Em Manifesto, as Pastorais Sociais do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 1, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, denunciam o crime contra a vida, o meio ambiente e a biodiversidade provocado pela companhia de mineração em Minas na última semana. Confira:   “A terra é dom do Criador” (Dt 8,7)

Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016: Casa comum, nossa responsabilidade

Imagem
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica  (CFE) de 2016 , que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , com o objetivo de debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. 

Visita da Imagem de N.Sra de Nazaré

Imagem
VISITA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM ORIXIMINÁ  Domingo, 26 de Julho de 2015

As Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas estão em Oriximiná

Imagem
Somos as Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas. Uma Congregação de espiritualidade Eucarística Franciscana, nascida em 1928, na Cidade de Nápolis- Itália, através de uma jovem: Ília Corsaro que, logo que conheceu o Senhor aos 13 anos, imediatamente se apaixonou pelo mistério de amor que fez com que Jesus, o Filho de Deus se aniquilasse na forma de Pão, escondido na Eucaristia. Depois de um longo período de discernimento, fundamentado em contínua adoração a Jesus Eucaristia, Ília Corsaro em profundo espírito de obediência franciscana fundou a Congregação para oferecer ao Senhor, Lâmpadas vivas que adorem o Senhor Sacramentado, fazendo-o mais conhecido e mais amado, através de uma obra de evangelização baseada numa palavra de amor que conquista, transforma e eleva.

Festividade de São Pedro, Mensagem do Padre Belarmino

Imagem
CONVITE DAS FESTIVIDADES DA COMUNIDADE DE SÃO PEDRO Caríssimos irmãos em Cristo é com muito alegria que convidamos a sociedade e os devotos de São Pedro, para juntos louvarmos e agradecemos à Deus por mais esta oportunidade de realizarmos a festa de nosso padroeiro, no dia de 28 de Junho à 05 de Julho de 2015. "Eu vim para servir" diz o lema da CF 2015, com isso somos todos convidados pelo mesmo Cristo para servir a Deus, pois só assim construiremos uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Quando o minério acabar

Voltei a morar em Oriximiná, há 15 anos(12/06/2.000). Desde o meu retorno, tenho ouvido falar em "nos prepararmos para quando o minério acabar". Infelizmente, não consigo visualizar nada nesse sentido. Posso até estar sendo tendencioso, mas vejo no setor primário a melhor maneira de "nos prepararmos para o fim do minério". Municípios vizinhos nossos como Monte Alegre e Alenquer tem hoje a agricultura familiar como fonte fundamental de geração de renda. Aqui em Oriximiná, cada um para seu lado. A Emater, da qual faço parte, faz um trabalho de assistência técnica e extensão rural, levando crédito aos agricultores familiares, inclusive ribeirinhos, pequenos criadores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, remanescentes de quilombos, etc, totalizando valor em créditos na ordem de 4 milhões de reais anuais.

Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco

Imagem
Nesta quinta-feira, 18 de Junho, foi lançada, oficialmente, a Carta Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum. O nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco  «Louvado sejas, meu Senhor»,  que no Cântico das criaturas recorda que a terra, a nossa casa comum, « se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços» (1). Nós mesmos «somos terra (cfr Gen 2,7).

Santa Luzia do Lago Iripixi, reunião com a Pastoral Social

Imagem

Campanha Minério Não Se Bebe!

Imagem
Nesta semana, ocasião em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), pipocam por aí sofisticadas propagandas que tentam demonstrar o quanto as empresas e indústrias mais poluidoras cuidam dos recursos naturais. No entanto, cada vez menos pessoas tem comprado esse discurso vazio, tendo em vista o acirramento das crises ambientais, econômicas, sociais e políticas. Viemos a público com novo fôlego para chamar a atenção para uma mensagem fundamental: “Minério não se bebe”. A intenção é evidenciar a responsabilidade do setor mineral que, especialmente no quadrilátero ferrífero-aquífero, é quem destrói irreversivelmente o equilíbrio ambiental responsável por fornecer água para o abastecimento humano e para a biodiversidade.

Festividade de Nossa Senhora das Graças, mensagem do padre João Belarmino

Imagem
Festividades de Nossa Senhora das Graças: 09 à 17 de maio de 2015 Irmãos e irmãs, devotos de Nossa Senhora das Graças, mais uma vez vimos convidá-los para juntos celebrarmos com muito alegria as festividades de nossa padroeira. Neste anos convidamos a todos a refletirmos o tema: " Com Maria, somos chamados ao serviço da igreja " o qual nos chama a atenção e nos faz uma alto-avaliação da nossa pratica de fé cristã.

Imagens da Via Sacra 2015, Pastoral da Juventude

Imagem
Pastoral da Juventude (PJ) Paróquia Santo Antônio Oriximiná , nesta sexta-feira, dia 3 de Abril, realizou Via Sacra Paixão e Morte de Jesus Cristo Nosso Senhor . Apresentação Via Sacra foi iniciado as 8 horas pela manhã, saiu da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, passou pelas algumas ruas da cidade, e chegou na comunidade de São Francisco de Assis, na praça das casas populares, o local onde terminou apresentação.

Retiro dos Coroinhas 2015

Imagem
O coroinha da Paróquia Santo Antônio Oriximiná neste sábado, dia 28 de março, realizou retiro dos coroinhas no sítio da dona terezinha (dona teca) - Iripixí, 20 minutos da cidade de Oriximiná. Tem como tema do retiro é "coroinha para servir", a mergulhar na missão e na identidade de cada cristão e de cada coroinha.  

Convite da Via Sacra 2015

Imagem
Via Sacra 2015 Pastoral da Juventude (PJ Oriximiná) Paróquia Santo Antonio  Oriximiná - Pará - Amazônia - Brasil CARTA CONVITE "Eu vivo, ma já não sou eu que vivo! É Cristo que vive em mim." Estimados irmãos e irmãs, que a paz de Cristo esteja convosco! Estamos em período de quaresma, tempo de oração, jejum, caridade. Ao vivermos esse tempo quaresmal nos preparamos para a Páscoa do Senhor, momento de reflexão da nossa vida em Cristo.

Ano Santo da Misericórdia

Imagem
O Papa Francisco , no dia 13 de março, anunciou, na Basílica de São Pedro, a celebração de um Ano Santo extraordinário. O Papa Francisco anunciou um “jubileu extraordinário”, com início no dia 8 de dezembro deste ano, centrado na “ misericórdia de Deus ”. Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.

Páscoa do Senhor Jesus

Imagem
A entrada de Jesus em Jerusalém manifesta a vinda do Reino que o Rei-Messias vai realizar pela Páscoa da sua morte e da sua ressurreição. É com a sua celebração, no Domingo de Ramos, que a Liturgia da Igreja começa a Semana Santa (CIC 560). Domingo de ramos Ao celebrarmos o Domingo de Ramos e a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, estamos, de fato, celebrando a realeza de Jesus. A seu modo, e cumprindo aquilo que os profetas haviam anunciado ao longo dos tempos, Jesus vai a Jerusalém para oferecer sua vida por sua por seu povo e é aclamado como Messias e Rei.

Justiça dá prazo de dois anos para titulação de quilombolas do Alto Trombetas

Imagem
Em resposta à ação d o MPF /PA, juiz d e Santarém con d enou a União, o Incra e o ICMBio a concluir a d emarcação d o território e a pagar R$ 90 mil por d anos morais coletivos A Justiça Fe d eral con d enou a União, o Instituto Nacional d e Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Chico Men d es (ICMBio) a concluir no prazo d e d ois anos o proce d imento d e i d entificação, reconhecimento, d elimitação, d emarcação e titulação d as terras quilombolas d o Alto Trombetas, em Oriximiná, noroeste paraense. O Ministério Público Fe d eral no Pará ( MPF /PA), autor d a ação, pe d iu que, pela d emora na d emarcação, os réus fossem con d ena d os a pagar in d enização por d anos morais. O juiz arbitrou em R$ 90 mil a in d enização, a serem reverti d os para o fun d o d e d efesa d os d ireitos d ifusos, geri d o pelo Ministério d a Justiça.

Nota da CNBB sobre a realidade atual do Brasil

“Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade” (Tb 4, 5) O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, o aumento da inflação, a crise na relação entre os três Poderes da República e diversas manifestações de insatisfação da população são alguns sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com  muita luta e sofrimento.

O Significado das Cinzas na Quarta- feira das Cinzas

Imagem
"Recorda-te que és pó e em pó te converterás" O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3). No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinz...

São José Freinademetz, Missionário na China

Imagem
Giuseppe (José) Freinademetz nasceu no dia 15 de abril de 1852 em Oies, pequeno vilarejo de cinco casas entre os Alpes Dolomitas no norte da Itália, zona que, na época, era chamada de “Tirol do Sul” e fazia parte do império austro-húngaro. Batizado no mesmo dia do nascimeto, herdou de sua família uma fé simples mas tenaz, e um grande amor ao trabalho.

Mais participação, mais políticas públicas

Em 2014 acompanhamos um intenso período eleitoral, onde a reeleição da Presidenta da República, Dilma Rousseff, foi conquistada com muita luta e ação da militância na rua. Agora é tempo de organizar a casa internamente, de compor quadros administrativos do governo e de seguir avançando com a conquista de direitos e de espaços para o povo. Nesse sentido, os movimentos sociais, organizações e conjuntos, protagonistas dessa corrida exitosa se colocam a disposição e manifestam o desejo de participação nas decisões do governo de coalizão que vem se desenhando, afim reafirmar suas lutas, bandeiras e anseios.